domingo, 30 de outubro de 2016

O Ministério de Jesus

Um amigo que é servo de Deus me pediu para falar sobre o Amor. Porém, como sou filósofo ou apenas acho que sou, acho que tá valendo, não conseguiria falar sobre o Amor sem cair  de forma irresistível a conceitos filosóficos. Mas acredito que para não ser chato (todo cara chato acreditasse ser muito interessante como eu KKKK) como filósofos como Kant,  Hegel e Descartes, pretendo inserir o Amor de uma forma subjetiva em minhas crenças, pois entendo que a forma dramática dos relatos bíblicos inserem intensidade ao Amor tentado expressar.

Mateus 27

11Jesus foi posto diante do governador, e este lhe perguntou: "Você é o rei dos judeus?"
Respondeu-lhe Jesus: "Tu o dizes".


Sempre pensei qual era de fato toda Glória e Grandeza do filho de Deus que veio ao mundo. Não conseguia encontrar tal grandeza mesmo se todos dissessem de tal grandeza. Então mudei a estratégia e o comecei a buscar em meu coração. dali comecei a perceber toda sua beleza e santidade e que o descobri desde que era pequeno como por exemplo no seu debate dos os sacerdotes e doutores da Lei no Templo. Para comprender esse momento de Amor, o que seja o Amor, o que é o Amor, e que o Amor se fez carne de verdade e deixando sua mensagem, devemos voltara tempos antigos, onde encontraremos o Pai da Fé, Abraão.

Abraão como todos bem sabemos não conseguiu ter filhos na juventude. Foi navelhice avançada com a promessa do Anjo de Deus os dois conceberam a Isaac, o filho tão amado, seu único filho vindo com tanta dificuldade e ode se depositavam o futuro da tribo.Mas foi nesse momento em que deus pede a morte de seu filho em sacrifício. Abraão sofre muito, chora, mas movido por uma voz que esmagava sua consciência, sacrificou seu filo já no seu coração. Com a faca em punho, aparece Deus no Monte Moriah e em sua voz de milhares de ondas de diz: BASTA!!

Essa cena bíblica é intensamente poderosa para quem se amendrar nas profundezas do espírito de Deus. Entender seus propósitos e suas Vontades e dizer ao coração que EU SOU TEU DEUS!


Abraão levado seu próprio filho a morte, contrariando as leis morais do que seja certo e errado para a coletividade em pura obediência a Deus, passava em sua cabeça as preocupações de nunca mais poder ter um filho, de como poderia explicar aos seus se nenhuma outra prova havia, pois ninguém sabia do destino dos dois. É nesse momento da suspensão Moral onde o homem se encontra diretamente com Deus, sabendo que a relação com Ele é individual e subjetiva não coletiva, que Seus mandamentos são sempre para o coração e não aos corações. Que Sua Vontade está além do que a humanidade acha certo ou errado, pois Deus não se importa do que o homem ache Dele. Deus está acima do Bem e do Mal, pois Ele é Deus. Um exemplo prático na Bíblia que pode exemplificar o caso do condicionamento a moral humana mais importante que a Vontade de Deus é o caso do Sumo sacerdote Levi, no tempo  dos juízes em Israel, em que seus filhos, corruptos, maus e fornicadores, não eram dignos de o sucede-lo no sacerdócio. Preocupado com a atitude dos filhos, se preocupava primeiro do que o povo iria pensar dele, e não de Ferir e profanar a presença Sagrada do Templo Santo de Deus. A natureza da provação de Abraão não é desqualificar as leis morais, mas mostrar que as leis morais são inevitavelmente ligadas a Deus, perdendo seu sentido se essas são usadas contra o Senhor.

A experiência de Abraão com Deus foi a ter se encontrado também consigo mesmo, de não ser aquilo que o mundo massificado quer que você seja, mas o que o coração quer que realmente seja, livre, e somente com Deus pode haver essa liberdade de dizer ao mundo que jaz no maligno, que só conhece a maldade e a impiedade que eu não quero ser mau, renuncio o mal por AMor ao Senhor, Meu Deus.

É nesse sentido que a Bíblia vai trabalhar a Palavra de Deus em todas as suas histórias, lembrando da pureza, da justiça e da beleza do coração humano quando permitido que Deus o liberte. Assim também não será muito diferente das experiências de Jesus nesse mundo oprimido de coração e sedentos do Senhor.

Me propus primeiramente a tratar da infância de Jesus, especificamente na experiencia no Templo. Como todos sabemos, a caravana de seus pais que voltava a Nazaré, eles se deram conta que esqueceram o menino na cidade. Voltaram, comunicaram as autoridades e acabaram descobrindo ele debatendo com as autoridades do templo.

Mas o que um menino poderia ter de sabedoria em Letra para sustentar um debate a calejado septuagenários estudiosos da Lei? Nada, concerteza. Mas então qual foi o motivo da impressão dos doutores com o menino? Acredito que foi as belezas saídas de seu coraão em respostas simples e sinceras acerca de Deus. sabemos através dos profetas que toda a Lei converge a uma coisa só, o AMOR. Hora, o menino Jesus falou todas as coisas maravilhosas porque era Deus? Não, pois quando Deus encarnou, renunciou sua divindade, e se fez homem comum, entretanto completamente rendido e submisso a vontade de deus, cheio de Sua Graça e Amor. Deus fez em Jesus o que era o Adão primordial. "Por um homem todos pecaram, mas por um homem todos se salvaram" como cita o Apóstolo Paulo. Jesus é o puro coração humano. Não porque Deus manda ser, mas porque Deus o fez assim, puro, maravilhoso e cheio de Amor, o ser mais feliz do Universo, que transmite a paz de Deus e salva a humanidade das trevas em que estão perdidos da turvesa de seus corações.

Como disse, não há nada mais glorioso que o Senhor Deus, sua Majestade e Seu poder é algo bem vindo, é a essência do seu evangelho. Para entendermos o Ministério de Jesus e seu Plano de salvação, devemos meditar nas razões da queda do homem a esse mundo.

No paraíso, havia uma condição de vida impossível de imaginar nessa nossa condição. A Bíblia se refere que o Reino de Deus é voltar a pátria esquecida, e é nessa passagem que pretendo refletir agora.

Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
Gênesis 3:4,5


Na condição do Paraíso, é difícil imaginar o porque Adão e Eva, nós em potencial, trocaria tudo por uma proposta supostamente melhor. Vários temas teológicos foram tratados e nenhum consenso parece ter sido feito. Entretanto a proposta da serpente é criar uma desconfiança do homem em relação a Deus e o voltar a rebelião em seu coração a Ele. Assim se origina todo o mal no mundo. Pois como no caso de Abraão, temos o dilema de escutar a voz da moral humana e do mundo que julga a Deus ou a voz que retine no coração.

Deus comete muitas ações imorais a Lei. Comanda genocídios a muitos povos, e no caso da concepção de Jesus, engravida uma mulher comprometida. Deus seria imoral? Essa pergunta é impossível de ser feita por um Devoto puro, pois quem somos nós para Julga-lo. Parece-me que Deus comente essas ações de forma bem estrondosa fazendo questão que todos saibam, pois Ele é Deus e faz o que quiser. Uma autêntica provocação aos rebelados que caem em críticas e julgamentos do que ele deveria fazer ou não.

Sim, Deus mandou matar e como matará muito mais no dia do Juízo Final. mas quem morerá serão os maus e impiedosos e todos aqueles que só morte e podridão habitam nos seus corações e atitudes.Um conhecido meu me disse certa vez:

"Deus matou tanta gente e depois o Diabo é o malvado? Se você contar quantos morreram nas mãos do Diabo, somente um ou dois morreram. O Diabo sai por aí implicando com Leis Absurdas? Ele sim ensina a liberdade ao homem, como o mito de Prometeus da mitologia Grega, roubando o Fogo dos deuses e oferecendo de forma desinteressada ao homem, desde que ele o reconheça como bom e lhe preste culto, e não a esse tipo de deus de Israel".

Mas analisando de forma mais pragmática a Teologia, entendemos que Deus é a justiça  a verdade e que o pecado deve ser punido, e sempre deixou claro que é Ele quem faz, de forma honesta e sincera. E o Diabo? Ele não mata, mas manda os outros matarem por ele. É como um chefão do crime que não suja as mãos, que maiores barbaridades foram feitas em seus esquemas sombrios e pervertidos do que a Obra de Deus.

O Diabo haje como no justiçamento da adulterá em João 8:1-11, onde a turba leva a mulher para ser apedrejada e param para pedir a opinião de Jesus. "Atire aquele que não tem pecado", levantasse mulher, cade teus acusadores? Pois nem eu te condeno. Vá e não peques mais. Diante desse caso podemos notar a lição que Deus quer nos dar a esse respeito. Pois ninguém adultera sozinho. Onde estava o adultero pego junto? estava junto da turba se escondendo na mascara da justiça da Lei, incentivando a todos. Pois sendo talvez o originário do fato pecaminoso, oculta suas maldades, manipula as pessoas e acha outros culpados. Assim ele haje, nas trevas.

A questão da rebelião inicial do homem, seduzido pelo narcisismo primordial do Universo se desdobra então nesse sentido que no mundo é, guiado pelas próprias paixões, ufanismos e loucuras humanas.

(É bom lembrar que mundo no sentido da Palavra não é o planeta Terra. O mundo não é mau porque uma atilha de lobos famintos cercam, atacam e despedaçam vivo um veado, por exemplo. O mundo não é mau porque o crocodilo em tocaia, abocanha as pernas de um Boi selvagem, o carrega para o meio de um rio, e da piruetas na água até o mata-lo afogado. O mundo não é mau porque existem catástrofes naturais quem podem matar milhões" O mundo é mau devido aos esquemas e agendamentos perversos do homem, seguindo seu egoísmo e seu orgulho cria uma sociedade opressora, hipócrita, afundada na própria treva da sua loucura e desviada dos propósitos verdadeiros do coração humano ao qual Deus fez um dia)

Então do discutido até aqui, podemos entender que diante a Palavra mostra ao encontro da pureza e da bondade, que é a Santidade. Um encontro com sua verdadeira individualidade livre das exigências massificantes da sociedade, daquela mania de "seja você mesmo" desde que seja do meu jeito, pois eu sei o que é melhor para você. Um exemplo prático das aberrações de sociedades que desprezam a Deus é o caso da União Soviética. Tão preocupada em criar um novo homem em diretrizes do que a ciência social e biológica descobriu acerca da existência, a moral e a religião não passa apenas de uma invenção burguesa para escravizar a sociedade. Eles destruíam então todas as instituições cristãos que definem sua tradição como família, caridade e piedade, para que sim o Estado e somente ele, sendo um resquício burgues, se destruir a si mesmo e a alienação dele produzido e criar uma sociedade perfeita no qual os teóricos do comunismo acreditam ser o melhor e o fim das contradições  históricas e a escatologia do homem. Mas o que se viu na prática nessa sociedade? Senão a perca completa da liberdade, onde as pessoas eram vigiadas a todo momento nunca podendo serem elas mesmas correndo o risco de serem denunciadas e serem condenadas como inimigo do Povo. Todos tinham que ser como o partido deveria acreditasse ser, pois eles eram o povo. Assim o homem se torna robotizado, onde tudo o que ele faz pensa o que os outros vão pensar. Um escravo das aparências do partido, vazio e sem um propósito real na vida senão realizar os caprichos do Estado e ter uma vida oprimida até seu coração indo se pervertendo a categorias cada vez mais sombrias.

(continua...)


Nenhum comentário:

Postar um comentário