domingo, 30 de outubro de 2016

Nazaré

Em mateus 2:23 diz:

"e foi viver numa cidade chamada Nazaré. Assim cumpriu-se o que fora dito pelos profetas: "Ele será chamado Nazareno".


Pergunto, o que existia de tão importante em Nazaré? Essa é um dos pontos da Doutrina mais obscuros onde em diversas bíblias de estudo e diversos estudiosos não conseguem relacionar a qual profeta e o porque disso.

Porém acho que descobri o motivo ao ler o livro "História dos Hebreus" de Flávio Josefo, quando no seu livro no capítulo que trata do livro de "Números", descreve a criação por Moisés da vocação do Nazarim, um momento de pura devoção a Deus que tinha um tempo determinado ou poderia se alastrar por toda vida se alguém assim o desejasse.
Na nossa bíblia, o voto de Nazarim ao qual Josefo refere está em Números capítulo 6, sobre o Voto do Nazireu ou o Nazireado. Nesse voto, o candidato não poderia cortar os cabelos, a não ser se pecasse, tendo que raspar a cabeça e oferecer um sacrifício de algumas pombas no templo.
Mas porque o "Nazarim" não está na bíblia moderna em lugar da palavra Nazireu eu entendo ser o desencontro de linguagem devido as inúmeras traduções e simplificações  que ela sofreu,  e as constantes atualizações editoriais que aconteceram ao longo da história, como por exemplo a Vulgata de São Jerônimo.

É importante lembrar que quem tivesse esse voto por um bom tempo e respeitado por isso, poderia ocupar o cargo de Sumo Sacerdote do Templo, cargo unicamente confiado a família de Aarão por Moisés. Porém, quando na ausência ou incopetência da casa de Aarão como no caso dos filhos do profeta Levi que eram corruptos, fornicadores e malvados, lhe foi negado o cargo sendo esse entregue a Samuel, que era um Nazireu e filho adotivo de Levi.

Jesus então deveria se conhecido como um Nazareno, ou melhor, como um Nazireu, um homem consagrado, submisso e devotado totalmente a Deus, usando das prerrogativas de sacerdote diante da Lei por ser um Nazireu diante a decadência moral dos líderes espirituais de Israel professa com autoridade sobre o Reino de Deus, legitimando suas palavras com milagres e tantas outras maravilhas.

A cidade de Nazaré era uma comunidade que poderiamos chamar num termo atual de um "Ashram", onde pessoas com ideias afins viviam juntos nesse ideal do voto Nazireu. Alguns estudos que fiz mostra que Nazaré era uma espécie de cidade itinerante, montando uma forma de acampamento em lugares onde necessitavam trabalho coletivo, como grandes construções, reformas de cidades destruídas etc

Jesus quando apareceu no cenário, possuía cabelos muito compridos, como que nos joelhos ou mais, acredito, pois esse era um sinal de que o Nazireu nunca pecou e nunca precisou raspar os cabelo como antes mencionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário