quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Aristóteles

Meus textos sempre tiveram um teor de ensaios sem se aprofundar na forma científica, apesar da profundidade que proponho mostrar, porque acredito assim ser uma forma mais fluida de eu poder tentar falar o que sinto. Usar duma metodologia requer muito esforço e pesquisa o que às vezes saca a impetuosidade do Espírito que concebe uma ideia espontaneamente junto daquela alegria da descoberta. Assim será sobre Aristóteles, que não pretendo qualificar,classificar e relatar como se tem feito exaustivamente e de forma muito competente e séria por pesquisadores da filosofia. Prefiro ao meu modo, como sempre tenho feito desde que iniciei esse blog, relatar o significado da sua Ontologia da forma como entendo.

Aristóteles pertence a tradição filosófica surgida no que chamam seus estudiosos de o "milagre grego", que como já mencionei no meu texto A Filosofia, evolui um patamar Cósmico na auto-consciência.

A historiografia da filosofia relata que Aristóteles saiu "magoado" da academia de Platão por questões internas referentes a liderança, mas às vezes penso se isso seria realmente o motivo. O pensamento de Aristóteles se guinava cada vez mais a um Naturalismo e a um pragmatismo científico, que originaria um pensamento nunca antes visto na raça humana desde então, a epistemologia, diferia da proposta Mística, abstrata e excessivamente racionalista, deixando muitas vezes os dados da experiência um em segundo plano ou até menosprezada na descoberta da verdade.

O pensamento desse Mestre , em relação a ciência de outros povos de ciência avançada como Mesopotâmicos e Egípcios, apesar de considera-los bárbaros, possuía a vantagem de interpretar o mundo de uma forma analítica, sem  considerar as forças mágicas, divinas ou qualquer outro tipo de ocultismo(visão correta e aceita na época como verdade) serem os únicos postulados que explicassem e definissem o Ser.

A definição do Ser realmente se tornou uma obsessão para Aristóteles.Em comparação com a doutrina de outras culturas que se dogmatizavam em ritos e caprichos divinos sobre como as coisas são como são, as de Platão se afundava em relativismos e abstrações, jogando com sua feroz e magnífica filosofia a uma incerteza de tudo todos.

Aristóteles, acredito, talvez nunca de fato tenha deixado de pensar se deuses existissem ou não, ou se o Misticismo de Platão, de fato pertinente em sentido metafísico, Sua intenção era construir um sistema que construísse uma segurança do que seja a realidade, estabelecendo platôs em níveis de conhecimento testados por um rígido método de observação e investigação. Cria um método de pensamento lógico, estabelecendo regras de um pensamento correto e verdadeiro com o intuito de fundamentar a formação de um "conhecimento" seguro sobre as coisas. Aristóteles nunca negou a incerteza ontológica do Ser, como os filósofos de seu tempo o ensinaram, deixando isso bem claro em sua Aporética transcendental.

  Seus Ensinamntos:

Na epistemologia, descreveu o acontecimento das coisas naturais como relação casual e acidental. Na casualidade, porém, existem Leis imutáveis que a partir dessas leis as coisas acontecem. Por exemplo a Lei do Movimento gerado cósmicamente por um Motor Imóvel, uma noção primitiva da Lei da Gravidade, ao dizer que tudo que existe no solo, se atirado pra cima, cai de volta. Ou porque as nuvens do céu não caem porque há uma lei que as coisas tem o seu lugar, nesse caso, o céu. Tudo possue uma finalidade, que de forma causal e acidental, se montam, se orquestram ontologicamente o sentido e as engrenagens de tudo o que acontece.

A observação e a descoberta das leis da natureza entretanto não é tão simples. A finalidade das coisas nem sempre é clara, e cabe ao filósofo descobrir suas relações através do método que propôs. Nesse sentido, vai se construindo o sentido do mundo, testado e retestado a ponto de se acreditar se aquilo é real ou não, e a partir disso se cria os conceitos ontológicos do Ser. Os conceitos stão possuem grande peso em fundamentos, mas o seu método permite o infinito questionamento dos conceitos criados, pois através de uma nova descoberta, um novo prisma, uma nova ideia, um conceito pode cair. É esse o ponto que eu quero chegar enfim, pois apesar do método aristotélico permitir um acirrado combate de ideais, os conceitos antigos valeram como verdade até o ultimo momento de ser derrubado por um outro conceito devidamente sério. A razão disso é " A segurança Epistemológica".

É interessante contemplar a maravilha desse filósofo que com sua filosofia muitos séculos a seu tempo, participou sob o patrocínio do Seu Rei, Alexandre o Grande,  da genuína campanha de ciência ao catalogar a classificar a rica flora e fauna do Mar Egeu, buscar entender as causas naturais das cheias do Nilo enviando missões de investigadores ao Egito. E na Medicina catalogou,  registrou a anatomia, fisiologia e patologia e seus devidos tratamentos.

A Ética

Nesse campo da Ética, meditou sobre a natureza do Direito e das Leis usando como fonte a essência da humanidade da filosofia grega. A justiça, o bem, o equilíbro e a decência como o mínimo para uma civilização se sustentar sobre o preceito da dignidade e Amor entre os cidadãos. Infelizmente a plenitude de sua ética não alcançou os escravos, algo devido a questões puramente econômicas no qual expliquei no meu texto desse Blog "Porque Houve Escravidão no Mundo".

2 comentários:

  1. GRANDE RAFIA CONTINUE ! DEPOIS PUBLIQUE VC VAI SE SAIR BEM COMO ESCRITOR ! TENS O MEU APOIO ! NAVEGUE NO SEU MUNDO , E COLOQUE PARA FORA SUAS IDEIAS ISSO É BOM ! PARABÉNS !

    ResponderExcluir
  2. GRANDE RAFINHA CONTINUE ! DEPOIS PUBLIQUE VC VAI SE SAIR BEM COMO ESCRITOR ! TENS O MEU APOIO ! NAVEGUE NO SEU MUNDO , E COLOQUE PARA FORA SUAS IDEIAS ISSO É BOM ! PARABÉNS !

    ResponderExcluir