domingo, 4 de dezembro de 2016

Monalisa


   Monalisa no meu entendimento como filósofo é muito mais do que um "Auto-Retrato" de Da Vinci, mas uma tentativa de plasmar a perfeição, não somente física, mas sentimental e essencial, demonstrado nas expressões da figura.

Da Vinci como adepto do Renascimento, queria encontrar as Leis naturais do Universo, mas essas, expressas com a mesma naturalidade de uma mulher perfeita, do "Feminino em si" no sentido clássico do termo, onde a figura de  uma mulher plena que não s aperceba de sua condição. Da Vinci quer tentar plasmar o que sente pela ideia mais elevada possível da categoria do feminino não tão somente pelas formas mas pela essência de uma mulher. E de um olhar sereno e pacifico descansando em sua própria plenitude enquanto ser humano. 

Talvez seja difícil para nós compreendermos a arte daquela época onde estamos acostumados a prisão a felicidade a qualquer custo dos dias de hoje, e até da incapacidade de interpretar o Neo Clássico por parte dos interpretes de hoje muito aderidos as escolas "contemporâneas" de filosofia e arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário